Cuidados básicos e fundamentais para ir ao hospital

por Redação

Caso os sintomas sejam graves e realmente necessitem de atenção imediata, o que é comum em casos de doenças cardiovasculares, por exemplo, alguns cuidados 1  vão transmitir mais segurança em hospitais ou em clínicas médicas.

Ao chegar em um atendimento de urgência, importante deixar claro qual a condição ao profissional que fizer o primeiro atendimento.  A comunicação é essencial para a prevenção de doenças em uma instituição de saúde. Muitos serviços estão oferecendo telemedicina, uma ferramenta efetiva para reduzir as distâncias entre os pacientes e o médico. 1-2

A higiene das mãos deve ser feita com álcool 70%  ou com água e sabão, deixando agir por, pelo menos, 40 segundos antes de enxaguar. Vale destacar que esse procedimento deve ser realizado antes de sair de casa, durante o contato com objetos ou pessoas da emergência e quando chegar em casa para evitar contaminações.

O distanciamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo menos um metro entre outras pessoas. É uma medida de segurança. O uso de máscaras protege e também evita a contaminação de outros pacientes e acompanhantes. Recomenda-se o uso de máscaras cirúrgicas ou de pano (com pelo menos duas camadas de pano, como algodão, tricoline ou TNT), que devem ser mantidas desde o percurso à emergência até o retorno para casa.

Não cumprimente as pessoas na rua ou no consultório com apertos de mão, abraços ou beijos. 2

Lembre-se, ainda, de colocar roupas limpas e ao chegar, coloque imediatamente para lavar. Faça ainda a higienização frequente de seus itens pessoais, como chaves, celulares, bolsas e demais utensílios.  2

Referências

  1. Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. Acessado em: 15 jun 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875>.
  2. Ministério da Saúde. Tem dúvidas sobre o coronavírus? O Ministério da Saúde te responde! [Internet]. Acessado em: 10 jun 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/07/Cartilha-Coronavirus-Informacoes-.pdf>.