Home Avanços Estado de São Paulo inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 antes do resto do Brasil

Estado de São Paulo inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 antes do resto do Brasil

por Redação

Governo de São Paulo confirma que programa de imunização dos trabalhadores da saúde começa nesta segunda-feira (18/1) no Estado; ministério da Saúde diz que imunizações no País serão feitas a partir de quarta-feira (20/1)

Está aberta e temporada de vacinação contra o novo coronavírus no Brasil. Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciar a aprovação para uso emergencial da Coronavac, da Sinovac, e do imunizante de Oxford/Aztrazeneca, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou que as 6 milhões de doses da vacina chinesa, que já estão em solo brasileiro, chegarão aos grupos prioritários via Governo Federal a partir desta quarta-feira (20/1).

Durante a coletiva de imprensa, Pazuello informou ainda que o lote de 2 milhões de doses, contratado via importação junto à Universidade de Oxford com a Aztrazeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegue ao País, vindo da Índia, ainda esta semana. Antes mesmo do pronunciamento de Pazuello e logo depois da aprovação da Coronavac pela Anvisa, a enfermeira do Emílio Ribas, Mônica Calazans, 54 anos, foi a primeira brasileira a ser vacinada, em cerimônia comandada pelo governador de SP, João Doria, no Hospital das Clínicas de SP.

Ao lado de Doria, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmou que das quase 6 milhões de doses da Coronavac disponíveis no País, 4.6 milhões serão enviadas ao Ministério da Saúde, e os outros cerca de 1.4 milhão, aos quais o estado tem direito por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), permanecerão em São Paulo para o início da campanha de imunização no Estado nesta segunda-feira (18/1). Covas atribuiu a decisão à logística, contrariando o desejo do Governo Federal que exige receber as 1.4 milhão de doses de São Paulo para, posteriormente, reenviar ao Estado.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais