Medidas emergenciais são anunciadas em meio à alta do número de casos e a proximidade das festas de fim de ano
O crescimento de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul fez com que o Estado adotasse novas ações preventivas para conter o vírus. As novas medidas, que já estão em vigor e devem durar por pelo menos duas semanas, poderão ser prorrogadas e revistas, assim como os protocolos determinados, caso o número de diagnosticados continue em alta. As principais restrições envolvem o controle da circulação de pessoas e a prevenção de aglomerações.
De acordo com o protocolo recém-divulgado ficam proibidos eventos e festas de fim de ano em ambientes públicos e privados, incluindo condomínios. As reuniões particulares e familiares podem ser realizadas com a presença de, no máximo, até dez pessoas, excluindo as crianças de até 14 anos. Apesar de não terem restrição de dias, o comércio pode funcionar até às 20h, sendo que restaurantes, bares e lanchonetes até às 22h. Nesses estabelecimentos, a nova determinação prevê que todos os clientes estejam sentados e com um distanciamento de pelo menos dois metros de distância entre as mesas para um grupo de até seis pessoas.
As atividades em locais abertos – como shows, espetáculos parques e zoológicos – exigirão o controle do número de frequentadores e não poderão ter alimentação e bebidas. Locais fechados, como teatros, cinemas e casos de shows, não podem funcionar durante o período restritivo. Os detalhes sobre o novo protocolo de combate à pandemia no Rio Grande do Sul estão disponíveis no link:
https://www.estado.rs.gov.br/entenda-o-que-muda-nas-regras-do-distanciamento-controlado