Ferramenta pode agilizar o diagnóstico em ambulatórios, consultórios e lugares com recursos laboratoriais limitados
A Anvisa acaba de aprovar o Teste Rápido de Anticorpos SARS-CoV-2, do laboratório Roche, para a identificação de pessoas com Covid-19. Com especificidade de 98,65% e sensibilidade de 99,03%, a partir do 14º dia após o início dos sintomas, a tecnologia identifica indivíduos que desenvolveram anticorpos contra SARS-CoV-2, indicando infecção anterior.
Com a vantagem de ser aplicada fora dos laboratórios clínicos, a solução pode ser adotada em locais que não dispõem de infraestrutura laboratorial ou em situações onde a coleta de sangue venoso não é adequada (crianças, idosos ou pacientes em quimioterapia, por exemplo). Realizado com sangue capilar a partir de uma picada no dedo, o teste destina-se para a detecção qualitativa de anticorpos contra SARS-CoV-2 e fica pronto em até 15 minutos.
Sobre o Teste Rápido de Anticorpos SARS-CoV-2
O Teste Rápido de Anticorpos SARS-CoV-2, que acaba de ser aprovado pela Anvisa, detecta, de maneira qualitativa, os anticorpos contra o SARS-CoV-2 em soro, plasma ou sangue total. Quando realizado pelo menos 14 dias após o início dos sintomas, apresenta a sensibilidade de 99,03% e especificidade de 98,65%. Os resultados podem ajudar na avaliação da resposta imune dos pacientes ao vírus.