Home Informações do Governo Ministério da Saúde discute incorporação no SUS de novo medicamente para Atrofia Muscular Espinhal

Ministério da Saúde discute incorporação no SUS de novo medicamente para Atrofia Muscular Espinhal

por Ministério da Saúde

ACORDO

Reunião com empresa Biogen tratou de pré-dossie para o uso de nusinersena. Conitec aguarda estudos sobre evidências econômicas e nova proposta de compartilhamento de risco 

O Ministério da Saúde promoveu na última sexta-feira, 28 de agosto, uma reunião com a empresa Biogen para tratar do pré-dossiê para abertura de demanda para incorporação do medicamento nusinersena para Atrofia Muscular Espinhal (AME) 5q dos tipo II e III. A documentação apresentada pela empresa na ocasião incluía apenas as evidências científicas sobre o medicamento. Por isso, a Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) solicitou que fossem anexadas, ainda nessa semana, evidências econômicas nos estudos apresentados e também uma nova proposta de compartilhamento de risco.

Na ocasião, a Pasta apresentou parâmetros para formalização de um acordo de compartilhamento de risco, baseado no desempenho do medicamento e no número pacientes tratados por ano.

Cabe ressaltar que a Conitec realiza a avaliação das tecnologias em saúde a serem incorporadas no SUS, levando em consideração aspectos como eficácia, acurácia, efetividade e a segurança da tecnologia, além da avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já existentes e o seu impacto orçamentário.

A atuação da Comissão é feita por demanda e tem como pré-requisito legal o envio, pelo demandante, de estudos relacionados aos temas.

A Pasta ressalta que aguarda posicionamento e definições por parte da empresa, reforça que a cooperação de ambas as partes – Ministério da Saúde e Biogen – é importante para alcançar uma proposta compatível com SUS e se colocou à disposição para fazer todas reuniões necessárias para agilizar a análise do processo de incorporação do medicamento.

Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351 / 3713

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais