Governo confirma que 95% da população do SP está na fase amarela do plano São Paulo de retomada gradual da economia
O governador de São Paulo, João Doria, atualizou, nesta sexta-feira (4/9), os dados com os principais indicadores que estão sendo monitorados pelo Estado no combate ao novo coronavírus. De acordo com a 12ª atualização do Plano São Paulo, o número de mortes e internações pela Covid-19 caiu 13,5% e 6,5%, respectivamente, em comparação à semana epidemiológica anterior.
Além de ampliar a quarentena até o dia 19 de setembro, Doria também confirmou que a taxa de ocupação das UTIs em São Paulo está abaixo de 55%, menor percentual desde o início da pandemia. Com exceções de Ribeirão Preto e Franca, a maioria das regiões do Estado está na fase amarela, em que é permitido o funcionamento, com restrições, do comércio de rua, shoppings, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias.
Os critérios para a classificação das fases do Plano São Paulo são estabelecidos pelos seguintes parâmetros: disseminação da doença; capacidade do sistema de saúde; protocolos e vulnerabilidade econômica; testagem e monitoramento da transmissão; comunicação e transparência; e abordagem regional. Com 95% da população na fase amarela (3), São Paulo ainda pode evoluir para duas etapas subsequentes, que são a verde, menos restritiva, e a azul, na qual todas as atividades são liberadas, a partir do cumprimento dos protocolos sanitários exigidos pelas autoridades em saúde.