Home Informações do Governo Pazuello defende tratamento precoce de casos de Covid-19

Pazuello defende tratamento precoce de casos de Covid-19

por Ministério da Saúde

Medida aumentaria as chances de recuperação e diminui a ocorrência de casos mais graves


Durante a participação no seminário virtual realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) nesta quinta-feira (3), o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, reforçou a importância do tratamento precoce aos primeiros sintomas de Covid-19.

“Ficou claro que o manejo do paciente precisa ficar escrito nas orientações do Ministério da Saúde, que ele deve imediatamente procurar o médico para o diagnóstico clinico por meio de exames laboratoriais”, pontuou Pazuello. Ele ainda defendeu que o paciente precisa de acompanhamento médico durante todo o tratamento para que seja possível identificar o período correto para realização de cada tipo de teste e para cada procedimento, considerando o estado clínico.

A política de atuação no tratamento precoce tem sido reforçada pela pasta, após a experiência dos primeiros meses da pandemia. “Entendemos que nós não deveríamos deixar as pessoas em casa aguardando uma falta de ar, por exemplo. Se fizéssemos isso, nós estaríamos aumentando o risco de morte em percentuais que não tem comparação”, completou.

Na oportunidade, o ministro interino apresentou o programa Mentalize, lançado no final de agosto para promover ações de saúde mental ao brasileiro diante do cenário de Covid-19. “O programa foi pensado para tratar as consequências dos distúrbios emocionais e psicológicos que poderão surgir”, afirmou.

O webinar “O Ministério Público e o direito ao tratamento precoce da Covid-19: limites e possibilidades” debateu questões médicas e jurídicas que colaboram para o fortalecimento da atuação institucional do Ministério Público. A conferência foi conduzida pelo diretor-geral da ESMPU e subprocurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco; pelo corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rinaldo Reis Lima; e pelo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG), Fabiano Dallazen.

 

#NãoEspere
Com a hashtag #NãoEspere, o Ministério da Saúde tem realizado ações de conscientização nas redes sociais para reforçar a importância do tratamento precoce de Covid-19.  É comprovado que aumentam as chances de recuperação e a ocorrência de casos mais graves e, consequentemente, do número de internações, podem diminuir. A nova diretriz da pasta busca adequar o atendimento às melhores evidências médicas e evitar os óbitos por Covid-19.

Confira abaixo os sintomas de coronavírus:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato
  • Alteração do paladar
  • Náuseas, vômitos e diarreia
  • Cansaço
  • Diminuição do apetite
  • Falta de ar

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra por meio de contato próximo, de aperto de mão, por gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e de objetivos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos e teclados de computador.

Larissa Lima, da Agência Saúde

Atendimento à imprensa

(61) 3315-3587 / 3580

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais