Home Informações do Governo Ministério da Saúde apresenta ações para aquisição de medicamentos para intubação

Ministério da Saúde apresenta ações para aquisição de medicamentos para intubação

por Ministério da Saúde

ALINHAMENTO

Foram entregues 862,5 mil unidades para o atendimento emergencial das demandas da rede pública de estados e municípios

O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (25/08) as estratégias que estão sendo realizadas junto com outros órgãos, como Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para aquisição de medicamentos de intubação orotraqueal para tratamento de pacientes graves da Covid-19. São sete iniciativas para equalizar estoques.

Com as ações, o Ministério da Saúde conseguiu evitar o desabastecimento prolongado nos estados. Uma das ações, a Operação Uruguai, conseguiu requisitar o excedente produzido dos medicamentos no país vizinho. “Em quatro dias, conseguimos abastecer as regiões do sul e parte do estado do Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário da Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, Luiz Otavio Franco Duarte.

Outra iniciativa da pasta da Saúde junto com outros órgãos é a requisição de informação. Foi feito um acordo de cooperação para equalizar, em tempo real, o estoque daqueles estabelecimentos e, com isso, fazer o abastecimento em tempo hábil dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, existe o Pregão Eletrônico nos quais participaram 48 entes federativos entre estados e capitais do País. “Demos mais celeridade na aquisição e equidade nos preços. Os estados conseguem ser abastecidos em 48 horas”, destacou o secretário Franco Duarte.

Até o momento, foram feitas mais de 15 requisições administrativas. Já foram entregues 862,5 mil unidades para o atendimento emergencial das demandas da rede pública de estados e municípios. O produto foi adquirido, após diálogo com a indústria farmacêutica e sem comprometer as aquisições pela rede privada.

De acordo com o Luiz Otavio Franco Duarte, os gestores locais estão com todas as ferramentas para avaliar a melhor estratégia de compra. “Essas ferramentas ficarão como legado para o País”, complementa.

Para alinhar as estratégias de vendas e distribuição dos medicamentos, o Ministério da Saúde informa as indústrias, semanalmente, o Consumo Médio Mensal e os estoques em dias de coberturas por medicamentos por estado.  

Ministério da Saúde
61 3315.3580 / 2745

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais