Home Destaque “Cura não é garantia de imunidade à Covid-19”, afirma infectologista

“Cura não é garantia de imunidade à Covid-19”, afirma infectologista

por Redação

Especialistas contatados pelo Por Dentro do Coronavírus projetam um grande número de pessoas imunes ao vírus, porém, adotam cautela a partir da incerteza desse tempo de proteção

O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus, confirmado no início desta semana por cientistas em Hong Kong, abriu novamente o debate sobre o tempo de duração da imunidade ao vírus e como o desenvolvimento de anticorpos diferentes, e específicos, pode fazer com o que o vírus não aja em determinado organismo.

Entretanto, os especialistas são unânimes em dizer que enquanto não houver uma vacina eficaz, ninguém está livre de contrair a Covid-19, até mesmo as pessoas que já foram infectadas.

“Cura não é garantia de imunidade. As que ficaram imunes, entretanto, que deve ser a maioria, não se sabe exatamente o tempo que duraria essa imunidade. Então, o que se pode concluir é que ninguém está protegido, com certeza absoluta, mesmo tendo adoecido, até que a vacina fique pronta”, explica Estevão Urbano Filho, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Apesar de ser um cenário possível, a reinfecção tem chance reduzida de ocorrer e pode estar associada ao desenvolvimento de anticorpos específicos. “Acho que é possível, mas é raro, não é uma situação mais comum. Isso mostra que provavelmente existam tipos de anticorpos diferentes na produção de quem teve contato com o vírus. Existem pessoas que vão criar imunidade, não se sabe ainda por quanto tempo, mas que criam imunidade, provavelmente porque tiveram uma qualidade de anticorpos específicos que faz com que o vírus não aja. E outras produziram anticorpos quando foram infectadas que não são suficientes para proteger contra uma reinfecção”, alerta Alexandre Vargas Schwarzbold, presidente da Sociedade Sul-Riograndense de Infectologia.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais