Home Informações do Governo Aldeias Ingarikó recebem reforço no combate à Covid-19

Aldeias Ingarikó recebem reforço no combate à Covid-19

por Ministério da Saúde

Ministério da Saúde e Exército Brasileiro enviam equipes e testes rápidos para atender população da Terra Indígena Serra do Sol

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), vem intensificando as ações de enfrentamento à Covid-19 a aproximadamente 1,4 mil indígenas da etnia Ingarikó, por intermédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima. As aldeias estão recebendo reforço no combate ao coronavírus com o apoio do Exército Brasileiro.

O DSEI enviou, na segunda-feira (17/08), uma equipe de saúde ao Polo Base Serra do Sol, em Uiramutã (RR), para reforçar o atendimento à população. Composta por três médicos a serviço do Exército Brasileiro que atuam na Operação Acolhida – Área de Proteção e Cuidados (APC) e um enfermeiro do DSEI Leste de Roraima, os profissionais seguem até esta terça-feira (18/08) reforçando o atendimento prestado pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI).

Foram enviados medicamentos e testes rápidos para monitorar e evitar a propagação do novo coronavírus. Os pacientes recebem tratamento para os sintomas e são monitorados pela EMSI, que orienta sobre medidas como a permanência na aldeia, a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social. Conforme a necessidade, os pacientes são removidos para internação na Área de Proteção e Cuidados (APC) ou no Hospital Geral de Referência de Boa Vista.

Esta é terceira entrada do DSEI em área indígena para atender especificamente a etnia Ingarikó. A primeira equipe foi enviada para a área no dia 27 de julho e retornou ao DSEI. A segunda equipe, que está no local, permanecerá até 7 de setembro. O acesso à região só é possível por via aérea.

“Atendendo a uma solicitação das comunidades Ingarikó, por carta, e tratativas com o Ministério Público Estadual de Roraima (MPE-RR) estamos realizando esta terceira entrada com o apoio do Exército Brasileiro. Estas ações tem o objetivo de dar uma resposta rápida na atenção ao combate à Covid-19 nas comunidades Ingarikó da Terra Indígena Serra do Sol”, explica o coordenador do DSEI Leste de Roraima, Tárcio Pimentel.


Ministério da Saúde, com informações do Nucom SESAI

(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais