Home Informações do Governo Ministro da saúde faz teleconferência com entidades médicas para debater ações de enfrentamento à Covid-19

Ministro da saúde faz teleconferência com entidades médicas para debater ações de enfrentamento à Covid-19

por Ministério da Saúde

GESTÃO

Além de estratégias de enfrentamento também foram apresentadas aos gestores as principais ações e preocupações da categoria em relação ao coronavírus

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou na última quarta-feira (29/7) de uma teleconferência com entidades médicas e com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para debater os cenários e ações de enfrentamento à Covid-19. Na reunião de alinhamento governamental estavam representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e dos 27 Conselhos Regionais de Medicina. Além de estratégias de enfrentamento também foram apresentadas aos gestores as principais ações e preocupações da categoria em relação ao coronavírus.

Durante a reunião, as lideranças médicas apresentaram propostas para disseminar conteúdo de qualidade aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente, como atualização e publicação das informações mais recentes sobre o combate à Covid-19 nas redes sociais oficiais do Governo Federal. Para fortalecer a ação, também fazem parte da estratégia os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que orientam gestores dos estados e municípios de todo o Brasil.

O Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, que também é conselheiro federal de medicina, estava na teleconferência e reforçou a importância de agendas como essa para uma resposta direta do impacto das políticas do Ministério da Saúde na assistência à saúde da população, assim como apresentação e discussão de novas ações de enfrentamento à pandemia.

Gabinete de Crise

Durante a conferência, o ministro Eduardo Pazuello também detalhou o trabalho realizado pela pasta no enfrentamento da pandemia e se mostrou aberto ao diálogo com as entidades médicas para fortalecer o cerco contra o novo coronavírus. Na ocasião, ele abriu a possibilidade para se reunir com os representantes dos médicos com maior regularidade e adiantou ser oportuna a participação do CFM e da AMB no Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).

Criado em maio, o grupo reúne membros do Ministério da Saúde, Conass, Conasems e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil. O Gabinete de Crise é o fórum de discussões estratégicas para alinhar e decidir ações de monitoramento e mitigação da pandemia no SUS. As reuniões acontecem na sede da pasta semanalmente para responder às demandas da pandemia, de forma célere e integrada.

Da Agência Saúde
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais