Home Informações do Governo Governo Federal reforça enfretamento à Covid-19 em Terras Indígenas Xavante

Governo Federal reforça enfretamento à Covid-19 em Terras Indígenas Xavante

por Ministério da Saúde

Além de atendimento médico, está sendo enviado 2,8 toneladas de medicamentos, testes rápidos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Mais uma ação interministerial vai reforçar o combate à Covid-19 em área indígena. Desta vez, os Ministérios da Saúde e da Defesa enviam suprimentos médicos e assistência de saúde para as Terras Indígenas Xavante, no Mato Grosso. A missão será dividida em três fases e vai durar de 27 de julho a 16 de agosto. A primeira fase, que começou nesta segunda-feira (27) e vai até domingo (2), irá atender as aldeias dos Polos Base São Marcos e Campinápolis, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), está enviando 2,8 toneladas de medicamentos, testes rápidos para Covid-19 e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como toucas, luvas, aventais hospitalares e máscaras para abastecer a primeira fase da missão e os Polos Base do DSEI. “Com essa missão, a previsão é atender cerca de 20 mil pessoas”, destacou o secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos.

O Ministério da Defesa é responsável pelo transporte e logística da missão e levará 24 profissionais de saúde das Forças Armadas. São médicos clínicos gerais, ginecologistas, infectologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles reforçarão, durante a ação, o atendimento médico local, realizado pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI Xavante.

O atendimento médico especializado desta ação garante a conduta precoce e evita a remoção de pacientes para a rede hospitalar municipal. E a realização dos testes rápidos para Covid-19 ajudarão no diagnóstico da infecção causada pelo coronavírus nas Terras Indígenas da etnia Xavante. Os indígenas receberão tratamento para os sintomas leves da Covid-19 e orientação sobre cuidados a serem seguidos e uso de EPI para enfrentamento da pandemia.

As próximas etapas da missão estão previstas para acontecer de 3 a 9 de agosto, na área do Polo Base Sangradouro, e de 10 a 16 de agosto, no Polo Base Marãiwatséde, do DSEI Xavante.

DSEI XAVANTE

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante possui 455 profissionais de saúde em área indígena que levam serviço básico de saúde a 317 aldeias. Destes profissionais, 281 são indígenas que trabalham como Agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de Saneamento (AISAN). O programa Mais Médicos tem 10 médicos atuando no DSEI.

Além disso, a Equipe de Resposta Rápida (ERR) possui médico, dois enfermeiros e um técnico de enfermagem que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19. A ERR trabalha na identificação precoce de sintomas gripais, aplica testes rápidos para Covid-19, orienta sobre o isolamento social e trata os sintomas leves da doença. Em caso de agravamento, o DSEI faz a remoção dos pacientes para a rede de saúde municipal ou estadual.

Todos os DSEI têm autonomia para compra de insumos com orçamento próprio. Além disso, a SESAI tem enviado, periodicamente, EPIs, insumos e testes rápidos aos 34 DSEI de todo o país. Somente para o DSEI Xavante foram enviados mais de 23 mil itens, sendo 1.920 testes rápidos para Covid-19. 

O DSEI Xavante tem uma população de 21,4 mil indígenas que vivem em 317 aldeias, em uma área de 68,4 mil km². São 32 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), 6 Polos Base e 2 Casas de Saúde Indígena (CASAI).

OPERAÇÃO COVID-19

O Ministério da Saúde, por meio da SESAI, tem realizado várias ações de enfrentamento à Covid-19 entre os indígenas, desde antes da declaração de Pandemia por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Governo Federal vem realizado ações interministeriais para enfrentamento da Covid-19 em terras indígenas. Acesse aqui mais informações sobre as missões: https://www.saude.gov.br/saude-indigena

Da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3580 / 2351

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais