Profissionais de saúde podem ser inscrever a partir do dia 13 de julho como voluntários para a fase 3 do estudo
Profissionais de saúde brasileiros podem se inscrever, a partir do dia 13 de julho, como voluntários para os testes com a vacina CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, que começam no próximo dia 20 de julho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6/7) pelo governador de São Paulo, João Doria.
Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anivsa) já havia autorizado a realização do estudo fase 3 no Brasil, etapa em que a vacina será administrada em uma amostra maior de pessoas. A expectativa é de que 9 mil voluntários brasileiros participem dos testes, marcados para São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal.
Até o final desta semana, o Instituto Butantan vai divulgar um aplicativo de smartphone para identificar o perfil de público elegível ao estudo, batizado de Profiscov. Para participar do teste, o profissional de saúde precisa trabalhar no atendimento a pacientes com Covid-19 e preencher os seguintes requisitos:
- Não ter infecção prévia por Covid-19;
- Estar fora de qualquer outro estudo em andamento;
- Não estar grávida ou planejar ter um filho nos primeiros três meses do estudo;
- Estar livre de doenças instáveis que afetem a resposta imune ou que necessitem de medicações que possam alterar a resposta imune;
- Não apresentar outras alterações que impossibilitem as etapas do estudo, como comprometimentos mentais e distúrbios de coagulação.