No atual ritmo da pandemia, e sem medidas restritivas, Organização Mundial da Saúde projeta mais de meio milhão de óbitos nas Américas nos próximos três meses
O avanço da Covid-19 na América Latina preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS). Até o momento, a região concentra um quinto dos óbitos registrados pelo novo coronavírus no mundo, com mais de 113 mil mortes, segundo um mapeamento feito pela Agência Reuters.
Atual epicentro mundial da pandemia, as Américas, segundo projeção da OMS baseada na aceleração da doença nos países das três Américas, podem registrar mais de 635 mil mortes pela Covid-19 até outubro, caso nenhuma medida restritiva mais rigorosa seja implementada.
Os números são impulsionados pelo crescimento do vírus no Brasil, Peru, na Argentina e Bolívia, além da previsão de elevação da curva de casos, para meados de julho, no Chile e na Colômbia. A Costa Rica que, segundo a Universidade Johns Hopkins tem 3.459 casos, apresenta uma tendência de alta e só deve achatar a curva de diagnóstico e óbitos da Covid-19 em outubro.