Home Informações do Governo Secretário de Atenção Especializada à Saúde visita institutos federais no Rio de Janeiro para alinhar orientações na retomada dos serviços

Secretário de Atenção Especializada à Saúde visita institutos federais no Rio de Janeiro para alinhar orientações na retomada dos serviços

por Ministério da Saúde

COVID-19

Franco Duarte cumpriu agenda na capital fluminense e apontou novas diretrizes de trabalho integrado para fortalecer o Sistema Único de Saúde no enfrentamento à Covid-19

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, cumpriu agenda no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (24) com gestores do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na capital fluminense. O objetivo das reuniões foi alinhar ações estratégicas da pasta para o enfrentamento da Covid-19 e dar continuidade aos serviços e assistência à saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Para o secretário, os profissionais da saúde precisam estar atentos às orientações para a retomada dos serviços em alguns dias. A meta é organizar a parte administrativa dos institutos federais, como RH, insumos, equipamentos, médicos e profissionais da saúde, além de regular a fila da radioterapia, rastrear os pacientes nos serviços da rede pública de saúde e envolver os entes federativos para chegar a soluções inteligentes. “Tudo isso só será possível se a União estiver alinhada e pactuada com os entes federativos em prol do único objetivo, que é salvar vidas”, destacou Franco Duarte.

Durante as reuniões com os gestores dos institutos federais, Franco Duarte avaliou o fluxo interno de atendimento dos pacientes nas unidades e fez suas considerações para que os serviços prestados à população melhorem. As visitas in loco ocorreram para que o Ministério da Saúde consiga ver e entender exatamente como auxiliar na melhoria dos serviços na ponta, procurando soluções para os problemas identificados em cada instituição.

Hospital Mario Kroeff

Além dos institutos federais, que respondem à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Franco Duarte também conheceu as instalações do Hospital Mario Kroeff, que é filantrópico. A unidade é referência no tratamento de câncer no estado do Rio de Janeiro e recebeu cinco novos e modernos equipamentos hospitalares para tratamento e diagnóstico do câncer. Entre eles estão um tomógrafo de última geração com 64 canais, autoclave, um aparelho de anestesia, um aparelho de raios x digital e um de ultrassom com doppler colorido. Atualmente, as tomografias dos pacientes do Mario Kroeff são realizadas em um outro prestador de serviço de Campo Grande, na zona oeste do Rio de janeiro.

Os equipamentos doados pela prefeitura da cidade fazem parte de uma compra realizada no fim do ano passado. Ao todo, a atual gestão municipal comprou, nos últimos três anos, 27 tomógrafos de última geração. A aquisição faz parte do investimento de R$ 370 milhões na renovação do parque tecnológico das unidades de Saúde da rede municipal do SUS quando foram adquiridos mais de 18 mil equipamentos.

“É muito importante que estejamos juntos na luta pela vida e no fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), para cada vez mais termos serviços de qualidade e realmente efetivos para a população brasileira”, concluiu o secretário Franco Duarte ao falar sobre as ações integradas tomadas entre estado, município e governo federal.

O Hospital que completou 81 anos e possui 90% de leitos SUS, também recebeu cerca de R$ 2 milhões do Ministério da Saúde para ampliar os serviços de saúde para enfrentamento à Covid-19, pelas portarias nº 1.393, de 21 de maio de 2020 e nº 1.448 de 29 de maio de 2020 que são responsáveis pelo repasse dos dois bilhões de reais para os hospitais filantrópicos e Santas Casas.

Por Bruna Bonelli, do NUCOM/SAES
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais