Com a habilitação de 624 leitos, Estado registra 67% de crescimento em estrutura pública de atendimento à saúde desde o início da pandemia
O Rio Grande do Sul superou a meta de estrutura hospitalar pública para atender demanda de pacientes acometidos pela covid-19. De acordo com informações divulgadas pelo portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o plano inicial das autoridades locais, a partir da deflagração do novo coronavírus, previa uma ampliação de 60% da capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da criação de novos leitos de UTIs.
Entretanto, segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a elevação, até o momento, é de 66,8%, impulsionada pela habilitação recente de 624 novos leitos, totalizando 1.557 estruturas de UTIs para atender toda a rede pública do Estado. Esses números podem aumentar ainda mais a partir da autorização do Ministério da Saúde, prevista para os próximos dias, para que 33 novas estruturas sejam inauguradas, o que fará com que o percentual de crescimento da rede hospitalar ultrapasse a casa dos 70%.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o Estado tem 17.822 casos confirmados de coronavírus e 406 mortes. Dos 497 municípios gaúchos, 73% registram pelo menos um indivíduo infectado. O Rio Grande do Sul tem 2.361 pessoas hospitalizadas e 71,4% de taxa de ocupação dos leitos de UTIs.