Home Últimas Notícias Mapeamento revela capacidade dos leitos de UTIs no Brasil

Mapeamento revela capacidade dos leitos de UTIs no Brasil

por Redação

Região Sudeste abriga mais da metade da estrutura

A Associação Médica Intensiva Brasileira (AMIB) contabiliza um levantamento com o número de leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) disponíveis no Brasil. O balanço traz um mapa com a capacidade de atendimento em diversas regiões do País, a partir de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Os números da AMIB mostram que o Brasil tem 45.848 leitos, sendo 23.844 pelo Sistema Único de Saúde e 23.004 integrados à rede privada. Na rede pública, esse número é de 1,4, enquanto na privada chega a 4,9 leitos para cada 10 mil brasileiros. A análise nacional aponta 2,2 leitos de UTI/10 mil habitantes, dentro da média preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, que é de 1 a 3 para cada 10 mil indivíduos. De acordo com o levantamento da AMIB, a região Sudeste, mais populosa do Brasil, possui cerca de 24 mil leitos – 10.560 na rede pública e 13.490 no sistema privado.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais