Ao contrário do interior do Estado, Região Metropolitana, Baixada Santista e Vale do Ribeira têm flexibilização a partir de segunda-feira (15/6)
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou, nesta quarta-feira (10/6), a ampliação da quarentena em todo o Estado, estendendo o período até 28 de junho. Doria confirmou também a flexibilização nas Regiões Metropolitana, Baixada Santista e Vale do Ribeira, que, a partir de segunda-feira (15/6), passam a integrar a fase 2 do plano São Paulo, ou seja, liberadas para a retomada gradual do comércio.
Em contrapartida, as cidades de Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Barretos, no interior de São Paulo, retrocederam e, com o aumento de casos, internações e mortes nas últimas semanas, entraram na fase 1, considerada a mais restritiva. Durante a coletiva de imprensa, realizada no Palácio dos Bandeirantes, foram apresentados também os números atualizados da COVID-19. O Estado de São Paulo tem 156.316 casos e 9.682 óbitos. Em relação à ocupação das UTis, o Estado registra uma taxa 69,1% dos leitos em uso, enquanto na Grande São Paulo o índice é de 76,6%.