Nordeste é a região mais favorável à medida, com 69%; Sul registra o menor número, com 54%, abaixo da média nacional, de 60%
Uma pesquisa feita, por telefone, pelo Instituto DataFolha, publicada nesta terça-feira (26/5) pela Folha de S.Paulo, mostra que a maioria dos brasileiros (60%) apoia o lockdown – quarentena mais rígida contra a pandemia causada pela COVID-19. A amostra ouviu 2.069 pessoas, das cinco regiões do País, que responderam a seguinte pergunta: Você é a favor ou contra que o governo implemente um lockdown para diminuir a contaminação por coronavírus?
A análise por idade indica que a população entre 16 e 24 anos é a que mais concorda com a adoção da medida restritiva rígida, com 72%. Outro recorte do estudo mostra que as mulheres, com 68%, são mais favoráveis ao lockdown em comparação aos homens (52%). A pesquisa também gerou dados sobre o tempo que o Brasil levará para retomar as atividades. Dentre as opções de período disponíveis, o prazo de 120 dias a um ano foi o mais citado pelos participantes, com 40%. Outro ponto abordado envolveu o comportamento das pessoas durante a pandemia. Metade dos entrevistados relatou só sair de casa em situações inevitáveis.