Home Últimas Notícias Amapá tem bloqueio total em todas as cidades

Amapá tem bloqueio total em todas as cidades

por Redação

Medidas restritivas que valem a partir desta terça-feira (19/5) deixam de fora apenas as atividades essenciais

Amapá é o primeiro estado brasileiro a decretar o bloqueio total (lockdown) em todos os municípios. O objetivo das autoridades locais é conter a rápida propagação da COVID-19 que pode causar um colapso na rede hospitalar pública de saúde. As atividades essenciais funcionarão normalmente, como supermercados e farmácias, enquanto as demais serão interrompidas. A medida entra em vigor a partir desta terça-feira – 19 de maio – e vale por dez dias.

Fazem parte do pacote de bloqueio ações como a implementação de barreiras sanitárias com foco na medição de temperatura de motoristas e ocupantes, distribuição de máscaras à população, rodízio de veículos (placas com números pares só poderão circular nos dias pares, sendo a mesma regra adotada para os carros ímpares), proibição de circulação em praças, parques, orlas e demais locais com aglomeração de pessoas.

Profissionais das áreas da vigilância sanitária, saúde e segurança pública estaduais e municipais estarão diretamente envolvidos no monitoramento e na fiscalização do bloqueio.

“Em algumas localidades, a adoção dessas medidas se faz necessária para controlar o novo coronavírus. Conter a disseminação e atender os infectados adequadamente deve ser prioridade, mas no meio da pandemia a situação é outra”, diz o infectologista Marcos Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais