Home Informações do Governo Profissionais e gestores terão Programa Educacional em Saúde Digital

Profissionais e gestores terão Programa Educacional em Saúde Digital

por Ministério da Saúde

CAPACITAÇÃO

O programa visa qualificar a formação de profissionais e gestores de Saúde para a implementação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil

O Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), abriu inscrições para o primeiro de três cursos do Programa Educacional em Saúde Digital. A iniciativa tem como objetivo qualificar a formação de profissionais e gestores de saúde e promover o uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para melhoria da qualidade e do atendimento do cidadão. Na capacitação, os profissionais e gestores aprendem como se beneficiar das TIC para o uso efetivo da informação clínica na atenção em saúde do cidadão. A ação é parte do esforço da pasta na Estratégida de Saúde Digital do governo brasileiro.

Os três micro cursos, com conteúdo 100% online, serão direcionados aos gestores municipais e estaduais de saúde; profissionais de saúde de nível médio ou superior – preferencialmente aqueles que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e utilizam prontuário eletrônico para os registros de informações clínicas de pacientes – e público em geral.

As inscrições de matrícula para o primeiro microcurso vai até 11 de outubro. O tema do curso é a Trajetória da Saúde Digital no Brasil e aborda o conjunto de ações de tecnologia da informação e comunicação para a efetividade da qualidade da atenção à saúde. Terá 10h de duração e visa definir os conceitos sobre a Saúde Digital e conhecer os marcos legais sobre a Saúde Digital no país.

O segundo microcurso, com o tópico a Rede Nacional de Dados em Saúde, foi motivado pela necessidade de sensibilizar e preparar os profissionais e gestores do sistema de saúde brasileiro para a implementação da Saúde Digital no Brasil. Os participantes serão introduzidos ao conceito e ações do Programa Conecte SUS e em particular receberão conhecimento para o uso da Rede Nacional de Dados, onde terão conteúdos que tratam da forma integrada, contínua, eficiente e de qualidade da alimentação de informações da base de dados que alimentam os serviços informacionacionais dessa rede, como CNS, CNES, SIA, SIH, SIPNI, SISAB, TISS, BNAFAR, RTS e Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL). O curso tem a carga-horário de 15h.

Já o terceiro microcurso, com o tema Segurança e Ética no compartilhamento de dados pessoais de Saúde, tem o objetivo de capacitar profissionais da área de saúde pelos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados, de forma que estejam qualificados para desenvolver o uso ético dos dados de saúde. O curso possui 15h de duração.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Por Nicole Beraldo, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa

(61) 3315-3713 / 3580 / 2351

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais