Home Últimas Notícias Cabines de ‘desinfecção’ não inativam COVID-19

Cabines de ‘desinfecção’ não inativam COVID-19

por Redação

Documento da Anvisa  mostra que estrutura usada em várias cidades brasileiras podem causar reações adversas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não atesta a eficácia das estruturas (câmaras, cabines ou túneis), instaladas em vários locais públicos pelo Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, para a desinfecção gratuita das pessoas no combate ao novo coronavírus.

Conforme a Nota Técnica 38/2020, publicada nesta semana (7/5) pela Agência, o uso dessas estruturas pode gerar reações alérgicas, irritação na pele, no nariz, na garganta e no trato respiratório, além de bronquite entre outros. 

“Diante de qualquer produto que utilizamos temos que ter uma comprovação da sua real efetividade. Caso contrário, não deve ser recomendado ou utilizado”, diz o infectologista Paulo Santos, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

De acordo com o documento, as cabines podem causar efeitos adversos à saúde, já que os produtos químicos, supostamente usados nesses procedimentos, foram aprovados pela agência regulatória exclusivamente para desinfetar as superfícies, e não para o uso em humanos.

Outro aspecto avaliado foi a duração do procedimento – de 20 a 30 segundos – tempo que, segundo a Anvisa –  é insuficiente para garantir o processo de desinfecção, o que impossibilita a inativação do novo coronavírus.

O documento também reprova a eficácia do uso de borrifadores com substâncias químicas para desinfectar as roupas usadas pelos profissionais de saúde. A orientação é de que, após esse processo, ocorra a fricção mecânica (lavagem com ducha de produtos químicos e água por cinco minutos). Essa é a prática, recomendada pela Anvisa, para descontaminar a paramentação (roupas e equipamentos de proteção individual) dos profissionais de saúde expostos ao vírus após o atendimento dos pacientes com COVID-19.

Mais informações: https://bit.ly/3baJTs9

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais