Home Como Prevenir Avanço da COVID-19 impulsiona lockdown no Brasil

Avanço da COVID-19 impulsiona lockdown no Brasil

por Redação

Maranhão e o Pará foram os primeiros estados a adotar a medida mais severa de distanciamento social

O crescimento acelerado dos casos de coronavírus no Brasil alerta para um cenário que está cada vez mais próximo de se tornar realidade em algumas regiões do País: o lockdown. Maranhão e Pará já aderiram ao formato, considerado o mais restritivo quando se fala em isolamento social. Com a decisão, os governos dos dois estados podem controlar o tráfego de todas as entradas e saídas das vias e regiões bloqueadas, permitindo apenas a circulação de trabalhadores dos serviços essenciais.

Muito se discute sobre a adoção de lockdown em estados com baixa adesão ao isolamento social, como São Paulo (SP). O Por Dentro do Coronavírus conversou com alguns especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o impacto da implementação na vida das pessoas.

“O objetivo é suprimir o contato entre as pessoas. Dessa forma, reduzimos ao mínimo a chance de que uma pessoa infectada passe o vírus a uma suscetível, e com isso a queda no número de casos é real”, explica José David Urbaéz, infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

O médico ainda usa o exemplo de São Luís (MA), que registra 5.028 casos confirmados e 291 óbitos em decorrência do novo vírus. Na capital maranhense, a medida foi decretada com o intuito de diminuir o número de novos casos enquanto os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estiverem operando com a capacidade máxima. “O que se procura é conseguir que o número de casos caia de forma importante e assim se contrapor ao colapso da rede de saúde, sobretudo à falta de leitos de UTI, indispensáveis para os casos graves”, afirma Urbaéz.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais