Home Informações do Governo Amazonas recebe reforço da Força Nacional do SUS

Amazonas recebe reforço da Força Nacional do SUS

por Ministério da Saúde

CORONAVÍRUS

Ministério da Saúde envia a terceira equipe de profissionais voluntários de saúde da Força Nacional do SUS para atuar no enfrentamento à COVID-19 em Manaus. Sete técnicos da pasta também seguiram para Manaus para apoiar às gestões estadual e municipal para o combate à doença

O estado do Amazonas ganhará, a partir de hoje (6), um reforço de sete técnicos do Ministério da Saúde e 13 profissionais de saúde da Força Nacional do SUS (FN-SUS) capacitados para atuar no enfrentamento do coronavírus. A equipe de saúde conta com quatro médicos, sete enfermeiros e dois fisioterapeutas que atuarão no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. A unidade é referência no atendimento e tratamento de pacientes com COVID-19. Esta é a terceira equipe da FN-SUS que apoia o estado do Amazonas com profissionais no Delphina Aziz. Ao todo atuaram na unidade 12 médicos, 24 enfermeiros e quatro fisioterapeutas, no período de 15 de abril a 15 de maio.

Os profissionais de saúde, todos voluntários, chegaram ontem (5) a Manaus e são oriundos de diversos estados brasileiros: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o Distrito Federal.

Antes do embarque para a capital amazonense, a equipe passou por capacitação no Hospital Universitário de Brasília (HUB). No curso foram abordados aspectos clínicos, diagnóstico e acolhimento de pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19. Além disso foram passadas instruções sobre o manejo correto dos equipamentos de proteção individual e de equipamentos de UTI, e técnica de intubação para a atuação no cuidado a pacientes internados com coronavírus.

REFORÇO TÉCNICO

O Ministério da Saúde também enviou sete técnicos para apoiar a gestão estadual e municipal de saúde pública. A equipe conta com servidores da Atenção Primária, da Atenção Especializada, da Vigilância em Saúde e da Gestão do Trabalho e Educação da Saúde.

Esses técnicos atuarão junto a gestão das Secretarias de Saúde Estadual do Amazonas e Secretaria de Saúde Municipal de Manaus na identificação de pontos de atenção da rede elencados, para elaboração de estratégias de enfrentamento à Covid-19. O objetivo é auxiliar na identificação de pontos de atenção e potencialidades para enfrentamento da doença.

FORÇA NACIONAL DE SUS

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011, voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

Saiba mais sobre coronavírus acessando nossa página especial

Por Silvia Pacheco, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-2745 / 2351

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais