Home Informações do Governo Ministro da Saúde vai a Manaus e se reúne com governador do Amazonas

Ministro da Saúde vai a Manaus e se reúne com governador do Amazonas

por Ministério da Saúde

COVID-19

Agenda no estado prevê reuniões e visitas a serviços de saúde da capital Manaus nesta segunda-feira

O ministro da Saúde, Nelson Teich, e o secretário-executivo, general Eduardo Pazuello, desembarcaram neste domingo (3) em Manaus para uma série de compromissos no estado do Amazonas. No início da noite, se reuniram com o governador Wilson Lima e autoridades locais. “Tenho certeza que a única forma de ajudarmos a sociedade e salvar o maior número de pessoas é trabalharmos todos juntos, de forma estruturada e planejada”, destacou Teich. Também integra a comitiva a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross.

Na segunda-feira (4) estão previstas visitas a serviços de saúde, como o Hospital de Retaguarda Nilton Lins, Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir, Hospital de Campanha Municipal. Está prevista ainda visita às instalações do Comando Militar da Amazônia e reunião com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

O ministro da Saúde destacou algumas ações em andamento pelo Governo do Brasil, como a ampliação da oferta de testes de diagnóstico e o apoio a pesquisas para desenvolvimento de novas tecnologias para enfrentamento à doença. “Desenvolvemos um programa de testes que vai priorizar alguns grupos, obviamente os de maior risco, como aqueles da área da saúde e segurança, por exemplo. Temos uma metodologia. O IBGE vai definir quem a gente deve testar”, antecipou.

O BRASIL CONTA COMIGO

O estado do Amazonas ganhará, a partir de segunda-feira (4) um reforço de 267 profissionais de saúde, contratados pelo Ministério da Saúde, para atuar no enfrentamento à Covid-19. São 37 médicos, 118 enfermeiros, 57 técnicos em enfermagem, 26 fisioterapeutas, 12 farmacêuticos e 17 biomédicos. Estes profissionais se inscreveram na ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, que está cadastrando e capacitando profissionais, residentes e estudantes da área de saúde de todo o país para atuarem no atendimento à população diante da pandemia de coronavírus, em apoio aos estados e municípios que mais precisam. A contratação destes profissionais é temporária, por até seis meses, e remunerada de acordo com o salário base de cada categoria.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazuello, destacou a chegada dos profissionais de saúde para reforçar às equipes que atuam nos serviços de saúde locais. “O grupo vai reforçar o atendimento à população. Outras contratações podem seguir na sequência e, com isso, vamos atender todas as demandas de pessoal que se fizerem necessárias”, declarou Pazuello.

O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, agradeceu o apoio que tem recebido do Governo Federal. “Recebemos 3 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual, entre máscaras, aventais e álcool em gel. E temos feito planejamento para os próximos dias para a chegada de profissionais que serão importantes para ampliar a nossa capacidade de atendimento”, concluiu.

Da Agência Saúde

Atendimento à imprensa

(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais