Infectologista alerta sobre os cuidados adicionais que devem ser adotados
A mudança de hábitos de clientes e empresas é uma realidade por conta da COVID-19. Enquanto os estabelecimentos físicos terão de se adequar para receber o público, os consumidores precisarão estar atentos aos novos hábitos de conduta que serão colocados em prática durante as interações em ambientes com outras pessoas. Os restaurantes e as lanchonetes, por exemplo, terão de adotar medidas operacionais que aumentem a proteção de seus frequentadores em relação ao coronavírus.
O Por Dentro do Coronavírus ouviu a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o que deve ser feito em relação à proteção à saúde das pessoas que devem ser adotadas por restaurantes e lanchonetes.
“É preciso redimensionar os espaços de forma que haja um distanciamento entre as mesas. Outro ponto importante é evitar a formação de grandes filas de espera por parte dos clientes”, explica Raquel Stucchi, infectologista e consultora da SBI.
A especialista também reforça algumas orientações que devem ser incorporadas à rotina dos estabelecimentos: a implementação de acesso ao álcool gel; a organização dos espaços entre os clientes para que se cumpra o distanciamento social; e a exigência do uso de máscara por parte dos frequentadores.
Outro ponto sensível ao público envolve o uso de talheres. “A opção pelos descartáveis não é uma garantia. A não ser que o descartável venha já embalado e lacrado, mas não seria obrigatório. Se for um restaurante self- service, com talheres que não sejam descartáveis, mas que obedeçam as regras sanitárias de higienização, e que eles sejam embalados – garfo, faca e colher, em saquinhos individuais, eu considero que seria seguro”, esclarece a infectologista. A exposição dos talheres também não é recomendada. “Não é seguro deixar todos os talheres num pote para que as pessoas peguem. Isso fica mais vulnerável em termos de higienização”, finaliza Raquel Stucchi.
O relacionamento entre clientes e garçons também precisa ser diferente. Aquele bate-papo com interação na chegada ao local, ou na hora de ir embora, deve ser evitado.
“É muito importante incentivar os garçons sobre o uso da máscara facial durante todo o período de trabalho. Mesmo com a reabertura desses estabelecimentos, o distanciamento social se mantém. Nesse momento, devemos seguir sem cumprimentos físicos, como abraços, apertos de mão e beijos”, finaliza.