Home Últimas Notícias A relação entre poluição ambiental e a COVID-19

A relação entre poluição ambiental e a COVID-19

por Redação

Estudo alemão alerta para riscos iminentes de altos níveis de dióxido de nitrogênio com óbitos por conta do coronavírus

Um estudo publicado pela revista Science of the Total Environment mostra que a poluição do ar pode estar associada ao alto número de mortes pela Covid-19. O trabalho, conduzido por pesquisadores alemães, analisou dados de satélite sobre poluição e correntes de ar associados às notificações de óbitos pelo COVID-19. Os resultados apontam que as regiões com níveis altos de dióxido de nitrogênio (NO2) têm registros mais elevados de óbitos pela pandemia.

Os pesquisadores examinaram também os níveis de poluição, de janeiro e fevereiro de 2020, sobre os fluxos de ar verticais e o número de mortes em decorrência da COVID-19. Rodeadas por montanhas, as regiões Norte da Itália, o entorno de Madri e a Hubei Provence, na China, têm o ar mais estável com índices de poluição mais elevados.  localidades altos níveis de NO2 e quantidade baixa de trocas aéreas verticais apresentaram muitos casos de óbitos. 

Esse estudo é uma indicação inicial da possível relação entre o nível de poluição do ar e a COVID-19. Outro aspecto relevante é que a exposição ao NO2, e a outros poluentes ambientais, pode ainda estimular as células do pulmão a produzir citocinas – que podem causar doenças inflamatórias das vias aéreas.

“São importantes hipóteses e que precisariam ser comprovadas, mas há associação entre a poluição e o comprometimento da fisiologia pulmonar. Sem dúvida, é uma advertência”, explica Fábio Gaudenzi, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Até 2050, a própria Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que sete em cada dez pessoas viverão em centros urbanos, o que pode acelerar a urbanização não planejada e aumentar interação entre questões ambientais e a saúde humana.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais