Home Como Prevenir Anvisa divulga relação de produtos que podem substituir o álcool 70%

Anvisa divulga relação de produtos que podem substituir o álcool 70%

por Redação

Objetivo é aumentar as opções da população para a limpeza de superfícies e objetos durante a pandemia da COVID-19

A Anvisa anunciou uma relação de produtos, à base de álcool, com potencial para substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos. De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estudos mostraram que algumas alternativas domésticas, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, destruindo a camada protetora de gordura presente no vírus.

De acordo com a Agência Regulatória, na maioria dos casos, os desinfetantes levam de cinco a dez minutos para inativar os microorganismos. Ao aplicar o produto na superfície, portanto, não é recomendada a limpeza imediata para a remoção. O ideal é que se espere, pelo menos até dez minutos, para que a solução atue na destruição do vírus.

Confira a relação de produtos alternativos ao álcool 70% e que podem ser utilizados para desinfecção de objetos e superfícies:  

  • hipoclorito de sódio a 0,5%;
  • alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
  • iodopovidona (1%); 
  • peróxido de hidrogênio 0,5%;
  • ácido peracético 0,5%; 
  • quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%; 
  • compostos fenólicos; 
  • desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.   

A íntegra da nota técnica, com as informações completas e orientações sobre as vantagens e os efeitos adversos relacionados ao uso dos produtos, pode ser acessada pelo link: http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/SEI_ANVISA+-+0964813+-+Nota+T%C3%A9cnica.pdf/71c341ad-6eec-4b7f-b1e6-8d86d867e489

Com informações da Ascom/Anvisa

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais