Objetivo é aumentar as opções da população para a limpeza de superfícies e objetos durante a pandemia da COVID-19
A Anvisa anunciou uma relação de produtos, à base de álcool, com potencial para substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos. De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estudos mostraram que algumas alternativas domésticas, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, destruindo a camada protetora de gordura presente no vírus.
De acordo com a Agência Regulatória, na maioria dos casos, os desinfetantes levam de cinco a dez minutos para inativar os microorganismos. Ao aplicar o produto na superfície, portanto, não é recomendada a limpeza imediata para a remoção. O ideal é que se espere, pelo menos até dez minutos, para que a solução atue na destruição do vírus.
Confira a relação de produtos alternativos ao álcool 70% e que podem ser utilizados para desinfecção de objetos e superfícies:
- hipoclorito de sódio a 0,5%;
- alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
- iodopovidona (1%);
- peróxido de hidrogênio 0,5%;
- ácido peracético 0,5%;
- quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%;
- compostos fenólicos;
- desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.
A íntegra da nota técnica, com as informações completas e orientações sobre as vantagens e os efeitos adversos relacionados ao uso dos produtos, pode ser acessada pelo link: http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/SEI_ANVISA+-+0964813+-+Nota+T%C3%A9cnica.pdf/71c341ad-6eec-4b7f-b1e6-8d86d867e489
Com informações da Ascom/Anvisa