Home Informações do Governo Segunda turma de profissionais da saúde chega a Manaus (AM)

Segunda turma de profissionais da saúde chega a Manaus (AM)

por Ministério da Saúde

Mais 13 voluntários da Força Nacional do SUS receberam treinamento em Brasília (DF) e seguiram na manhã desta quinta-feira (23) para Manaus (AM), para reforçar o atendimento devido à COVID-19

Uma nova equipe composta por 13 profissionais (2 fisioterapeutas, 3 médicos e 8 enfermeiros) saíram na manhã desta quinta-feira (23) de Brasília e seguiram para a capital amazonense. A equipe vai reforçar, no período de sete a dez dias, a capacidade de atendimento à população em decorrência da pandemia do coronavírus. O município de Manaus encontra-se com capacidade de atendimento hospitalar próximo ao limite, devido à pandemia da COVID-19. Antes de embarcarem, os voluntários da Força Nacional do SUS passaram por um dia de treinamento realizado pelo Ministério da Saúde. Com mais esse grupo, somam-se 25 profissionais de outras localidades que estão indo atuar no Amazonas.

Os profissionais da saúde estarão à disposição da Secretaria de Saúde e irão trabalhar nos hospitais de referência do Amazonas. O gestor local definirá onde esses profissionais podem ajudar.

Antes de embarcar, os 13 profissionais receberam, na quarta-feira (22), no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UNB), em Brasília, treinamento de 06 horas, ministrado por profissionais do Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O curso contemplou procedimentos, como ressureição cardio- respiratória, entubação em vias aéreas difíceis, ventilação mecânica, cuidados com o corpo, triagem e classificação, paramentação e desparamentação.

Mais de 8,2 mil profissionais de saúde do país se voluntariaram para integrar a Força Nacional do SUS, para o combate a COVID-19.

PRIMEIRA TURMA

A primeira turma de profissionais que foram representar o Ministério da Saúde foi selecionada e já estão em atividade desde o dia 16 de abril. No primeiro envio de profissionais foram cinco médicos e 12 enfermeiros de seis estados (RJ, GO, DF, MG, SP e TO), que reforçaram o atendimento no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na capital do Amazonas.

O Ministério da Saúde também disponibilizou aos profissionais de saúde, que atuam no estado, uma plataforma online que auxilia no atendimento dos casos. A estratégia Tele-UTI permite que os médicos possam discutir com outros médicos, por meio virtual, a conduta clínica e análise de caso de cada paciente internado nos leitos de UTI. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), são eles: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

EQUIPAMENTOS

O Ministério da Saúde distribuiu para o estado do Amazonas 1,2 milhão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para apoiar os profissionais de saúde na assistência prestada aos pacientes: 412.800 máscaras cirúrgicas, 24.800 máscaras N95, 22.083 aventais, 455.048 luvas, 1.340 óculos de proteção, 258 mil sapatilhas e toucas, além de 1.714 unidades de álcool em gel.

Também foram enviados ao estado 35 respiradores. Estes equipamentos são usados no tratamento de pacientes graves, internados.

Por fim, o Ministério da Saúde também distribuiu 8.072 testes RT-PCR (biologia molecular) e mais 321.180 testes rápidos (sorológicos) para ampliar a capacidade do estado no diagnóstico de casos de coronavírus.

RECURSOS

Desde o início da pandemia, foram repassados ao estado do Amazonas R$ 68,5 milhões destinados ao fortalecimento da rede hospitalar e de Atenção Primária no combate à doença, incluindo o incentivo de R$ 2,7 milhões para ampliação do horário de funcionamento dos postos de saúde (Saúde na Hora).

Saiba mais sobre coronavírus acessando nossa página especial

Por Bruno Cassiano, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais