Medida começa a valer a partir do dia 23 de abril em serviços essenciais como farmácias, mercados e transportes públicos e privados com passageiros
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que o uso de máscara será obrigatório durante toda a pandemia de coronavírus. A iniciativa tem como objetivo fiscalizar os estabelecimentos, considerados serviços essenciais autorizados a funcionar. O decreto tem como principal objetivo fiscalizar os estabelecimentos, que poderão ser autuados e multados em caso de descumprimento.
Segundo o documento publicado no Diário Oficial, as máscaras devem ser feitas a partir de tecidos de algodão, sendo que cada pessoa deve possuir cinco unidades. A recomendação também prevê o uso individual com utilização máxima de três horas. A troca deve ocorrer quando o equipamento estiver danificado ou apresentar umidade e sujeira. Na hora de lavar, o ideal é deixar o acessório até 30 minutos de molho a partir do uso de água associada à água sanitária ou a um desinfetante. Anda de acordo com orientação publicada no texto do decreto, após estar seca, a máscara deve ser passada com ferro quente e guardada em um recipiente fechado.
A medida adotada pela Prefeitura do Rio de Janeiro que começa a valer nesta semana (23/4) também vale para as pessoas que frequentarem locais públicos como ruas, praças, estradas, lagoas, rios e mares. De acordo dados do Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro registra 4.765 casos e 402 mortes por coronavírus.