Dado foi registrado após país confirmar 547 óbitos nas últimas 24 horas
A França superou, nesta segunda-feira (20/4), a marca de 20 mil óbitos por COVID-19. O número foi marcado por 547 novas mortes registradas apenas nas últimas 24 horas, o que totaliza 20.265 vítimas da doença. Em contrapartida, os números de pacientes hospitalizados e internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão diminuindo, conforme anunciou Jérôme Salomon, diretor-geral de Saúde da França.
Na Europa, a França é a terceira em mortes por coronavírus, atrás da Itália, com 24.114 casos, e da Espanha com 20.852. No domingo (19/4), os dois países registraram queda no número de mortes diárias, com 466 na Itália e 410 na Espanha.
As regras de isolamento social em território francês, medida mais eficaz para evitar a disseminação da doença, foram impostas em 17 de março. Desde então, os franceses podem sair de casa apenas para irem ao mercado, à farmácia, além de passeios com animais e atividades físicas. Outro ponto importante é que o deslocamento precisa ser feito de maneira individual, sem a companhia de parentes ou amigos, e para distâncias próximas da residência da pessoa, que também deve portar uma autodeclaração preenchida explicando os motivos para a saída.
“Seja na França ou em qualquer lugar, as regras de distanciamento social, lavagem frequente das mãos e uso massivo de máscaras são fatores que podem mudar esse quadro. Ainda é preocupante, mas depende de toda a sociedade para que isso mude para melhor e que as atividades retornem”, explica Antonio Bandeira, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia.