Home Como Prevenir Infectologista reforça cuidados com a manipulação de óculos e lentes de contato

Infectologista reforça cuidados com a manipulação de óculos e lentes de contato

por Redação

O diferencial está na higienização constante dos acessórios

Quem usa óculos e lentes de contato sabe sobre a necessidade de mantê-los em constante higienização, ainda mais com a disseminação do novo coronavírus. Esses cuidados são muito importantes, pois a transmissão da doença pode ocorrer pelo contato com pequenas gotículas que são expelidas do corpo humano ao espirrar ou tossir, por exemplo, e que podem se armazenar em superfícies – como as lentes dos óculos.

“O manejo dos óculos, incluindo a necessidade de higienizar as mãos ao manipular as lentes de contato e evitar contato direto com o rosto, é indispensável no atual momento”, alerta Marcelo Otsuka, médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

O especialista ressalta uma situação comum no dia a dia que também merece atenção.

“Quando respiramos, tossimos ou falamos, eliminamos gotículas que podem atingir as lentes. Se depois que o óculos for manipulado, o indivíduo não lavar as mãos adequadamente, ele pode se contaminar pelo contato com essas partículas que estavam na superfície das lentes”, destaca Otsuka.

Além da higienização frequente das mãos, que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessário se atentar para a limpeza rotineira dos próprios acessórios. “Para garantir que não haja a transmissão, a limpeza constante de todas as superfícies que possam armazenar essas gotículas é a melhor forma de prevenção”, acrescenta o consultor da SBI.

Especificamente sobre os óculos, medidas como manter a distância recomendada de um metro entre as pessoas, não colocar o acessório na cabeça e evitar levar as mãos ao rosto com frequência são orientações importantes até mesmo para que o acessório não seja um veículo de transmissão do vírus.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais