Home Como Prevenir A importância da vacinação da gripe durante a pandemia de covid-19

A importância da vacinação da gripe durante a pandemia de covid-19

por Redação

Especialista alerta que mesmo sem prevenir contra o coronavírus, imunização é indicada e traz benefícios

Começa nesta quinta-feira (16 de abril), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, do Ministério da Saúde. Nessa nova etapa, a imunização contra a influenza contemplará os seguintes públicos: doentes crônicos; caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários; indígenas; profissionais das forças de segurança e salvamento; população privada de liberdade (incluindo adolescentes); e funcionários do sistema prisional.

Apesar de a vacina da gripe não prevenir contra covid-19, um indivíduo imunizado pode evitar uma infecção dobrada, por influenza e Sars-CoV-2, o que, nesse casso, sobrecarregaria o sistema respiratório e complicaria o processo de recuperação. “A vacinação da gripe é extremamente importante, principalmente agora nesse período de pandemia. A campanha que se intensifica agora auxilia a distinguir a gripe da covid-19, pois são doenças que apresentam sintomas bem diferentes”, explica Lessandra Michelin, diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Em todo o Brasil, até o momento, 90,66% dos idosos foram vacinados contra a gripe, o que representa 18,9 milhões de brasileiros acima dos 60 anos. A meta do Ministério da Saúde é que ao menos 90% de cada público-alvo sejam devidamente imunizados. Até o início de abril, foram registrados 853 casos de influenza, com 100 óbitos.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais