Home Informações do Governo Saúde amplia distribuição de canetas de insulina para diabéticos

Saúde amplia distribuição de canetas de insulina para diabéticos

por Ministério da Saúde

Agora, pacientes com diabetes mellitus tipos 1 e 2, menores de 16 anos e maiores de 60 anos de idade, poderão se beneficiar com as canetas de insulina no SUS

O Ministério da Saúde ampliou os critérios de disponibilização das canetas aplicadoras de insulina humana NPH e Regular no Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes com diabetes mellitus tipos 1 e 2, menores de 16 anos e maiores de 60 anos de idade, poderão utilizar os aplicadores de insulina distribuídos pela rede pública de saúde.

Antes, apenas pacientes com o tipo 1 da doença, com idade até 15 anos e a partir de 60 anos, tinham acesso às canetas de insulinas, o que representava cerca de 15% da demanda do SUS. Com a ampliação do uso para o tipo 2 e da faixa etária de 15 para até 16 anos de idade, a expectativa é que esse número dobre para 30%, a partir do alcance aos pacientes que entram nos novos critérios para a dispensação do medicamento.  

Para garantir a manutenção do abastecimento da rede, o Ministério da Saúde fará o acompanhamento da demanda de frascos e canetas de insulina humana, a partir das informações de estoque e Consumo Médio Mensal (CMM) enviadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde, que devem refletir a realidade dos municípios.

A iniciativa do Ministério da Saúde irá beneficiar mais pessoas com a doença, que é uma das principais comorbidades que podem causar o agravamento da COVID-19, principalmente em idosos. De acordo com dados da pasta, pessoas com diabetes estão em segundo lugar no grupo de risco da COVID-19, ficando atrás somente de pessoas com cardiopatias. 

Veja aqui a orientação completa sobre a alteração dos critérios para a dispensação das canetas de insulina.

Da Agência Saúde
Atendimento à imprensa

(61) 3315-3580 / 2351 / 3713

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais