Home Informações do Governo Governo do Brasil intensifica atendimento a indígenas

Governo do Brasil intensifica atendimento a indígenas

por Ministério da Saúde

SAÚDE INDÍGENA

Diversas ações para o enfrentamento ao coronavírus em Roraima e Amazonas foram ajustadas em encontro com governadores

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, o governo brasileiro intensificou a ampliação da assistência de saúde aos indígenas de todo o Brasil. A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, representando o Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhada do Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, e do Presidente da FUNAI, Marcelo Augusto Xavier da Silva, esteve neste domingo (12/04) em Boa Vista-RR e Manaus-AM.

A comitiva se encontrou com os governadores dos dois estados e seus secretários de saúde para discutir formas de ampliar o atendimento e a prevenção do coronavírus em povos indígenas. Também visitou a Sede da Operação Acolhida em Boa Vista-RR, responsável por apoiar pessoas em estado de vulnerabilidade decorrentes do movimento migratório de venezuelanos e que, nesse momento, também está estendendo seu apoio a brasileiros em decorrência dos casos de COVID-19.

Os pontos discutidos durante os encontros com os governadores e secretários estaduais de saúde, incluíram: qualidade do atendimento e a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual a profissionais de saúde; antecipação da vacinação dos povos indígenas, programada para iniciar em 16 de abril; atendimento aos indígenas que se encontram em áreas urbanas; ampliação dos repasses de recursos do governo federal para os estados e municípios para incrementar os atendimentos.

A comitiva também informou que mais recursos serão destinados à melhoria da qualidade do atendimento nas Casas de Saúde do Índio (CASAI) e para aumento dos leitos para média e alta complexidade disponíveis para indígenas. Também foram abordadas questões relativas ao sepultamento de vítimas da COVID-19, recebimento de benefícios sociais, segurança e vigilância alimentar.

Hospitais de Campanha

A Ministra Damares, o presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier, e o Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, também trataram sobre dois hospitais de campanha, um em Boa Vista, com apoio das tropas envolvidas na Operação Acolhida, e outro em Manaus. Os hospitais servirão como apoio à rede hospitalar permanente dos dois estados e funcionarão com leitos para internação de pacientes da COVID-19.

“O objetivo do Governo do Brasil é levar o melhor atendimento em menor espaço de tempo possível para todos os indígenas de nosso país. Para isso, não estamos medindo esforços para proteger os povos indígenas brasileiros”, finalizou o secretário Robson Santos da Silva.

Saiba mais sobre coronavírus acessando nossa página especial

Para saber mais informações sobre saúde indígena, acesse a página da SESAI

Da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2351 / 2745

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais