Lombardia, região norte do país, é a região mais afetada e já soma metade das mortes em toda a nação.
Nessa segunda-feira (13), a Itália ultrapassou os 20 mil mortos em decorrência de coronavírus. O último balanço oficial revela que foram registradas 566 mortes em 24 horas, totalizando 20.465 óbitos por complicações de covid-19. Os dados foram divulgados pela Proteção Civil do país e reproduzidos em uma matéria do jornal Estado de Minas.
Por outro lado, o número de pacientes ocupando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caiu para 3.260, uma redução de 83 no período de um dia. A Lombardia registra cerca de 10.901 mortes, pouco mais da metade do total, e 60.314 casos, tornando-se a região mais afetada da Itália.
Giovanni Rezza, membro do Instituto Superior de Saúde (ISS) da Itália, comentou que existem “sinais positivos, mas o número de mortos ainda é alto porque deve ser atribuído a contágios anteriores”. Importante ressaltar que o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, afirmou na última sexta-feira (10) que o bloqueio nacional no país será prorrogado até o próximo dia 03 de maio.
O governo também determinou que os portos do país mantivessem suas atividades paralisadas, proibindo que barcos com migrantes atracassem no país. Em contrapartida, alguns serviços como livrarias, papelarias e lojas de roupas infantis poderão funcionar a partir de amanhã (terça-feira, 14 de abril).