Em meio à pandemia de coronavírus, a organização ressalta a importância do profissional que trabalha na linha de frente da pandemia
O dia 07 de abril é comemorado em todo o mundo como o Dia Mundial da Saúde, que é classificada como um “direito de todos e dever do Estado”, segundo o artigo 196 da Constituição Federal. Em 2020, essa data é celebrada em meio ao maior desafio dos últimos anos: combater um vírus novo, de rápida disseminação, sem uma vacina ou tratamento confirmado e que, infelizmente, faz novas vítimas diariamente.
Os profissionais de enfermagem, que hoje são mais de 28 milhões em todo o mundo, representam mais da metade de todos os profissionais de saúde no mundo, são responsáveis por realizar atividades vitais em todo o sistema de saúde. Pensando neles, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros, divulgaram um relatório intitulado “O Estado da Enfermagem no Mundo 2020” em que é feita uma análise mais profunda sobre esses importantes profissionais.
“Enfermeiras e enfermeiros são a espinha dorsal de qualquer sistema de saúde. Hoje, muitos desses profissionais estão na linha de frente da batalha contra a COVID-19. Este relatório é um lembrete direto do papel único que desempenham e um alerta para garantir que obtenham o apoio necessário para manter o mundo saudável” disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em referência ao material.
O documento também apresenta um dado preocupante para o mundo: déficit de 5,9 milhões de enfermeiros em todo o globo. As maiores lacunas estão em países da África, Sudeste Asiático e em regiões da América Latina. Annette Kennedy, presidente do ICN (Conselho Internacional de Enfermagem), ainda ressaltou que o mundo necessita de milhares de profissionais e pede que os “governos que façam a coisa certa, invistam nessa maravilhosa profissão.
Entre as recomendações que o documento faz a todos os países, estão importantes medidas que impactam diretamente na qualidade de vida e trabalho desses profissionais. Destaca-se:
- Aumentem o financiamento para capacitar e empregar mais enfermeiras e enfermeiros
- Fortaleçam a capacidade de coletar, analisar e agir sobre dados referentes à força de trabalho em saúde
- Eduquem e capacitem enfermeiras e enfermeiros em habilidades científicas, tecnológicas e sociológicas necessárias para impulsionar o progresso na atenção primária à saúde
- Garantam que enfermeiras e enfermeiros das equipes de atenção primária à saúde trabalhem em todo o seu potencial, por exemplo, na prevenção e manejo de doenças crônicas não transmissíveis
- Melhorem as condições de trabalho: níveis seguros de pessoal, salários justos, direitos à saúde e segurança ocupacional
- Implementem políticas sensíveis às questões de gênero para a força de trabalho de enfermagem
Nesse importante dia, 07 de abril, o Por Dentro do Coronavírus também comemora o Dia Mundial da Saúde e ressalta a importância de todos os profissionais ligados à saúde, especialmente aos médicos e enfermeiros, que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Agradecemos o empenho em cuidar, salvar e proteger vidas, diariamente, mas em um ritmo ainda maior nas últimas semanas.