Home Avanços Vir e Alnylam expandem colaboração para o avanço terapêutico com RNAi para o tratamento de infecções por coronavírus

Vir e Alnylam expandem colaboração para o avanço terapêutico com RNAi para o tratamento de infecções por coronavírus

por Redação

Os recentes avanços da Alnylam na tecnologia de administração pulmonar sugerem uma possível utilidade dos siRNAs para atingir o SARS-CoV-2 e outros coronavírus

Vir Biotechnology e Alnylam Pharmaceuticals, anunciaram hoje uma expansão da sua colaboração existente para incluir o desenvolvimento e comercialização do tratamento com RNAi focado no SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença COVID-19. Nos termos do acordo, as empresas utilizarão os recentes avanços da Alnylam na administração pulmonar de novos conjugados de siRNA – as moléculas que mediam a RNAi – juntamente com a experiência e as capacidades estabelecidas em doenças infecciosas da Vir, para apresentar um ou mais siRNAs para tratar o SARS-CoV-2 e potencialmente outros coronavírus também. A colaboração terá como foco o desenvolvimento de siRNAs, que a Alnylam identificou recentemente, tendo como alvo regiões altamente conservadas do RNA do coronavírus.

A Alnylam desenhou e sintetizou mais de 350 siRNAs visando todos os genomas SARS-CoV e SARS-CoV-2 disponíveis, que serão avaliados em estudos de potência in vitro. Os candidatos potenciais siRNA serão avaliados posteriormente pelos cientistas da Vir quanto à atividade antiviral in vitro e in vivo, levando à seleção de um candidato para desenvolvimento (CD).

“Dado o escopo e a velocidade do surto de COVID-19, a Vir está buscando várias abordagens que combinam nossa experiência em doenças infecciosas com a de parceiros atuais e novos para responder rapidamente”, disse George Scangos, Ph.D., CEO da Vir Biotechnology. “A Alnylam tem sido um excelente parceiro e nossas capacidades complementares tornaram essa uma oportunidade atraente para lidar com essa crescente crise da saúde pública.”

“O RNAi é um mecanismo celular natural e poderoso que pode ser aproveitado para desenvolver uma ampla gama de medicamentos inovadores, incluindo tratamentos antivirais. Nosso recente progresso pré-clínico na administração extra-hepática de siRNAs foi estendido para o pulmão e nos encoraja a ideia de que esses resultados possam se traduzir potencialmente para o tratamento em seres humanos”, disse John Maraganore, Ph.D., CEO da Alnylam Farmacêutica. “Acreditamos que o tratamento com RNAi representa uma abordagem promissora para atingir os coronavírus, como o SARS-CoV-2. Como líder em terapêutica com RNAi, a Alnylam está comprometida em fazer a sua parte de se juntar a outras empresas biofarmacêuticas, como a Vir, para lidar com esse surto emergente.”

Sobre os RNAi

RNAi (RNA interference) é um processo celular natural de silenciamento de genes que representa uma das fronteiras mais promissoras e de rápido avanço na biologia e no desenvolvimento de medicamentos atualmente. Sua descoberta foi anunciada como “um grande avanço científico que acontece uma vez a cada década”, e foi reconhecida com o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2006. Ao aproveitar o processo biológico natural do RNAi que ocorre em nossas células, uma nova classe de medicamentos, conhecida como terapêutica com RNAi, agora é uma realidade. O RNA interferente pequeno (siRNA), as moléculas que mediam o RNAi e compõem a plataforma terapêutica do RNAi da Alnylam, funciona ao contrário dos medicamentos atuais silenciando potentemente o RNA mensageiro (mRNA) – os precursores genéticos que codificam as proteínas causadoras de doenças, impedindo-as de serem fabricadas. Essa é uma abordagem revolucionária com potencial para transformar o atendimento de pacientes com doenças genéticas e outras.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais