Home Como Prevenir Coronavirus: o que fazer quando se tem barba e cabelo grande

Coronavirus: o que fazer quando se tem barba e cabelo grande

por Redação

Será que a barba está com os dias contados? A polêmica sobre o perigo da contaminação pelo coronavírus fez muita gente optar por raspar os pelos do rosto. Os primeiros foram os jogadores da seleção brasileira de vôlei, que fizeram uma campanha na internet.

Misael Nascimento, dermatologista especializado em cabelos e barbas da clínica Nutrindo Ideias do Rio de Janeiro, fala sobre a importância da higiene nesta área do corpo.

“Se você trabalha na área de saúde, ou em alguma outra profissão que ainda esteja saindo à rua como, policiais, bombeiros, entregadores, motoristas, porteiros e etc, o ideal é que os homens tirem a barba e as mulheres andem de cabelo preso, de preferência com um coque bem firme”, ensina o médico.

De acordo com o dermatologista, o vírus pode ficar cerca de três horas nos fios do cabelo e da barba. “O vírus da CONVID19 é muito resistente e pode durar até três horas no cabelo e na barba. Por isso, quem está infectado ou com suspeita de infecção, deve tirar a barba imediatamente e as mulheres devem lavar bem o cabelo, secar e prender”.

Mas, quem não é do grupo de risco, não está infectado e não está saindo de casa, basta manter a higiene em dia. “Da mesma forma que lavamos as mãos com frequência, devemos lavar a barba, esfregando bastante com sabonete e o cabelo lavar normalmente com shampoo e condicionador. E, caso tenha que sair de casa, lavar o cabelo imediatamente quando chegar”, explica.

Misael Nascimento lembra que o cafuné também é uma forma de contágio. “Devemos evitar o cafuné neste momento, pois a pessoa pode estar contaminada, não saber, fazer cafuné no outro, passar o vírus para o cabelo e o outro acabar se contaminando. É muito comum a pessoa passar a mão no cabelo e depois no rosto”.

Apesar dos perigos relatados por alguns especialistas, não há recomendação do Ministério da Saúde para que os homens retirem a barba como forma de prevenção ao coronavírus.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais