Home Como Prevenir Vacinação contra a gripe: por que a medida é tão importante no enfrentamento do coronavírus?

Vacinação contra a gripe: por que a medida é tão importante no enfrentamento do coronavírus?

por Redação

O Governo antecipou a campanha nacional de vacinação contra a gripe (vírus influenza) e, a partir de 23 de março, pessoas a partir dos 60 anos e profissionais de saúde terão prioridade na vacinação.

A partir de 16 de abril, a vacinação será estendida para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas, incluindo hipertensão, asma, diabetes, entre outras.

No dia 9 de maio, a campanha segue para crianças de seis meses a menores de 6 anos completos. Nesse mesmo dia, adultos entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente e indígenas também serão protegidos. A campanha vai até dia 23 de maio em todo o território nacional e toda essa população deve ser vacinada.

Mas uma pergunta que muitas pessoas nos enviam é: a vacina protege contra o coronavírus? A resposta é não. Até agora, não existe uma forma de prevenção do coronavírus e nem mesmo um tratamento único para o problema.

Então, por que devo tomar a vacina neste momento? Tomar a vacina de gripe é importante para evitar que dois vírus respiratórios circulem ao mesmo tempo no corpo. Além disso, ao diminuir as taxas de transmissão do influenza, também se impede que a população sobrecarregue ainda mais o sistema de saúde, o que está acontecendo agora em uma pandemia. “Teremos menos pessoas do grupo de risco procurando o serviço de saúde por conta do vírus influenza. Isso é muito importante neste momento”, explica o Dr. Luís Fernando Correia.Segundo Luís, é importante também lembrar que estamos prevenindo as mais de mil mortes que acontecem todos os anos no País por conta do vírus influenza. “Não podemos esquecer disso também”, completa.

Por conta dessa importância, o Governo do Estado de São Paulo, por exemplo, firmou parceria com farmácias da rede privada para garantir a aplicação das vacinas contra o influenza para toda a população que necessita neste momento. Um dos objetivos importantes nesta etapa também é evitar, em todo o país, aglomerações para tomar a vacina, o que aumenta os casos de transmissão do coronavírus. Em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, por exemplo, a prefeitura também incluiu um sistema de Drivethru para realizar a vacinação diretamente no carro e evitar aglomerações no sistema de saúde neste momento.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais