Home Internacional COI anuncia adiamento das Olímpiadas de Tóquio 2020 em decorrência do Coronavírus

COI anuncia adiamento das Olímpiadas de Tóquio 2020 em decorrência do Coronavírus

por Redação

As competições esportivas serão remarcadas e devem acontecer até agosto do próximo ano

Na manhã dessa terça-feira (24) o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o cancelamento da Olímpiada e Paralimpíada de Tóquio-2020. Em meio ao cenário de tensão da pandemia de coronavírus, as atenções no mundo esportivo giravam em torno do evento que aconteceria entre os meses de julho e agosto desse ano.

Os impactos de COVID-19 já eram motivo de preocupação para a organização do evento, entidades esportivas e, principalmente, para os próprios atletas, que temiam complicações de saúde caso os jogos não fossem cancelados. Uma pesquisa, realizada por uma associação esportiva, revelou que 78% dos atletas e se diziam contrários a realização do evento nesse momento.

O Dr. Luís Fernando Correia afirma que a decisão de se cancelar o evento nesse momento é essencial para garantir a saúde do grande número de indivíduos envolvidos na realização dos jogos.

“A preocupação é, principalmente, em relação ao movimento de pessoas durante o evento e a exposição ao vírus. Isso acontece bem antes de sua realização, incluindo o período de instalações das estruturas, viagens dos atletas, dos espectadores que viajariam ao país para lazer e acompanhamento dos jogos, e os voluntários que se dispõem a trabalhar durante o período”, explica.

Segundo Correia, também é preciso analisar a condição dos atletas que participariam das competições. Com a disseminação do vírus e suas proporções, as atividades físicas precisaram ser suspensas, o que, provavelmente, geraria baixo rendimento dos profissionais durante as competições.

O comunicado do órgão ainda registra que “… os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.”

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais