Home Como Prevenir Com epidemia de coronavírus, glicemia deve ser mantida sob controle

Com epidemia de coronavírus, glicemia deve ser mantida sob controle

por Redação

Segundo Rodrigo Moreira, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), diante da ameaça do novo Coronavírus, é importante manter a glicemia sob controle e seguir as orientações do seu médico.

É muito importante também seguir as recomendações já divulgadas pela Organização Mundial da Saúde como lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas infectadas, não compartilhar utensílios com pessoas suspeitas e usar do lenço quando espirrar ou tossir.

1. Por que pessoas que têm diabetes fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus?  

Não sabemos exatamente o que torna os pacientes com Diabetes Mellitus mais susceptíveis as formas mais graves de apresentação da Covid-19. Na verdade, o paciente com DM tem maior predisposição para uma série de doenças, incluindo doenças infectocontagiosas, principalmente a Influenza e penumonia. Este fato é tão relevante que existe até mesmo um calendário de vacinação específico para pacientes com DM, com algumas vacinas recomendadas que não seriam normalmente utilizadas em pessoas de mesma faixa etária sem DM.

2. Quem tem diabetes ficam mais suscetível a contrair o vírus ou a ter complicações em caso de infecção? Ou os dois?

O que os artigos têm demonstrado é que pacientes com DM apresentam maior chance de evoluir com as formas mais graves da Covid-19, inclusive evoluir para óbito.  

3. A hiperglicemia ou a hipoglicemia são riscos diante do vírus? Por quê?  

Não existem ainda informações científicas que liguem a hiperglicemia ou hipoglicemia a uma maior predisposição para a Covid-19 ou para as formas mais graves da doença. Entretanto, nos parece óbvio afirmar que um paciente com a glicemia bem controlada normalmente tem um prognóstico melhor para qualquer quadro do que um paciente com glicemia descontrolada. Além disso, sabemos que um bom controle glicêmico pode reduzir o risco de infecções gerais nos pacientes com DM.  

4. Quais são os parâmetros ideias para que os portadores de diabetes fiquem mais protegidos?   

Os pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 devem manter sua automonitorização como recomendado por seu médico e com os valores indicados por ele. Estes valores são individuais e podem variar dependendo principalmente da idade. Pacientes com DM tipo 2 em uso de insulina devem seguir as mesmas orientações. Já pacientes sem uso de insulina tem uma meta de um exame chamado HbA1c (Hemoglobina Glicada) definida também por seu médico, normalmente abaixo de 7.0%.

5. Os problemas relacionados ao diabetes podem atrapalhar no diagnóstico coronavírus?  

Não. Não existe nenhum fator relacionado ao DM que possa atrapalhar o diagnóstico da Covid-19. 

6. Que tipo de cuidado as pessoas com diabetes precisam ter nesse momento?

Para se prevenir da doença, é importante que os pacientes com DM sigam as mesmas orientações da população geral, principalmente o isolamento social e as regras de higiene. Além disso, não devem, de maneira nenhuma, suspender qualquer medicação. Temos visto muitas “fake News” relacionadas a medicações para DM e hipertensão.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais