Com o fechamento das escolas e mais recentemente dos shoppings na Grande São Paulo ─ medida que, dependendo das ações de enfrentamento do novo coronavírus, poderão ser tomadas também em outros Estados ─ o isolamento social se tornou fundamental.
Muitos pais, no entanto, ficam em dúvida sobre o que podem fazer com as crianças em casa e trabalhando ao mesmo tempo nesse período. Na prática, a regra é clara: isolamento social vale também para as crianças.
Isso significa que não adianta deixar a criança em casa e convidar o amiguinho, filho da vizinha do prédio, para brincar na sua casa. Assim como os pais, a criança deve ser mantida em casa sempre que possível sem contatos externos. Outro ponto importante: evitar ao máximo o contato de crianças pequenas com seus avós nas próximas semanas. O grupo de pessoas acima dos 60 anos é um dos mais sensíveis para o coronavírus. E a criança pode não apresentar sintomas, mas transmitir a doença para os mais vulneráveis.
Se a criança estiver com tosse ou coriza também não deve ter contato com amigos e parentes. Qualquer encontro neste período também deve ser acompanhado de todas as medidas de higienização, como lavar bem as mãos e utilizar o álcool gel.