Embora muitos estudos sejam realizados, não existe ainda uma vacina ou medicamento específico para a prevenção do coronavírus.
Por esse motivo, a melhor forma continua sendo o isolamento social. Mas algumas medidas são importantes para se evitar a progressão no número de infectados:
- Lavar as mãos com muita frequência com água e sabão ou álcool gel 70%.
- Evitar o toque de olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos.
- Isolamento social é altamente recomendado neste momento, o que inclui contato de quem está em casa com trabalhadores que venham de fora, ou seja, o isolamento social deve ser o mais total possível neste momento.
- Cobrir sempre a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, sempre com o cotovelo flexionado e não com as mãos na frente da boca ou ainda utilizando um lenço descartável.
- Quem tem sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe deve ficar em casa e não compartilhar objetos com outras pessoas (talheres, pratos, copos). Neste caso, o isolamento dentro da própria família também é recomendado.
- Manter os ambientes bem ventilados.
Em relação às máscaras, o uso deve ser restrito a pessoas com suspeita de coronavírus e profissionais de saúde. Não existe qualquer indicação de que o uso contínuo da máscara cirúrgica possa proteger contra o coronavírus.