Home Entenda o Coronavírus Saiba como surgiu o novo coronavírus

Saiba como surgiu o novo coronavírus

por Redação

Novo vírus foi reportado pela China em dezembro

O novo Coronavírus surgiu na China, na região de Wuran, cidade tão grande ou até maior do que São Paulo. No mês de dezembro de 2019, surgiram casos de uma pneumonia atípica, que não era causada por bactéria.

No início de janeiro desse ano, o vírus foi identificado e tratava-se de um novo vírus da família Coronavírus. Este é um vírus que infecta animais e eventualmente seres humanos. São sete os subtipos de Coronavírus capazes de infectar pessoas; quatro deles causam doenças muito simples, parecidas com pequenos resfriados. Em diversos casos, muita gente nem percebe que foi infectada. Três deles são capazes de causar doenças graves.

Em 2002, surge a evidência do SARS, Coronavírus também descoberto na China, que circulou no mundo todo, atingindo 37 países. Mais de 800 pessoas morreram, entre 2002 e 2003. Depois dessa epidemia, em 2015, uma nova preocupação para o mundo. Era a vez do MERS, vírus que causou a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, que ainda aparece naquela região eventualmente, levando a casos de doença pulmonar grave.

Agora o novo Coronavírus descoberto na China, que está assustando o planeta e já se espalhou pelo mundo inteiro. O vírus recebeu o nome de SARSCoV2, ou seja, trata-se de um vírus semelhante ao SARS 2002, mas é o número 2, porque tem em torno de 20% do genoma diferentes. O novo Coronavírus causa uma doença que foi batizada pela Organização Mundial da Saúde de COVID19.

Cerca de 20% das pessoas contaminadas vão apresentar sintomas importantes como febre alta, tosse seca e eventualmente podem evoluir para uma falta de ar mais grave, e precisarão de tratamento em centro de terapia intensiva. Um pequeno grupo, que pode chegar a 2%, morrerão por conta dessa doença.

Por esse motivo, a rápida capacidade de transmissão do novo coronavírus, é fundamental que a população tome as medidas necessárias propostas pelo Ministério da Saúde e Governos de Estado, evitando a proliferação do vírus e sobrecarregar o sistema de saúde pública do País.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais