Home Como Prevenir E agora com o Coronavírus? Posso praticar exercícios?

E agora com o Coronavírus? Posso praticar exercícios?

por Redação

Atividade física auxilia na imunidade, mas é preciso seguir recomendações

O Coronavírus está trazendo preocupação para o mundo inteiro. E uma das melhores coisas para quem está estressado é a prática da atividade física. Aliás, também é muito bom para aumentar a imunidade, fundamental nos tempos de circulação de novo vírus. Entretanto, uma pergunta fica na cabeça: será que devo treinar? Posso ir à academia de ginástica ou isso aumenta o risco da transmissão do Coronavírus?

Recentes artigos científicos mostram que é importante manter a rotina de exercícios, principalmente para a preservação da imunidade. Três atitudes são indispensáveis manter as defesas do organismo: comer adequadamente, ter um sono de qualidade e fazer exercícios. É fundamental não descuidar da rotina de treinamento e garantir imunidade para se prevenir contra o Coronavírus e contra outras doenças.

Com relação à utilização da academia de ginástica, é importante lembrar que, como o Coronavírus é transmitido através de gotículas expelidas por meio da tosse ou espirro, pela pessoa infectada, essas gotículas podem ficar depositadas em diferentes superfícies. Quando a pessoa coloca as mãos nesses locais e depois toca o rosto, pode acabar se contaminando. Mas isso pode acontecer tanto academia, quanto em outro local.

A princípio as academias podem ser locais importantes para a transmissão do vírus se não houver higiene adequada, principalmente dos aparelhos. É importante ressaltar que o vírus não é transmitido pelo suor, mas pode ficar depositado nos equipamentos de musculação e nos pesos livres – os halteres. Aí sim, é um grande problema. A rotina de limpeza deve ser intensificada com álcool 70 ou com lenços desinfetantes antes do início dos exercícios. E cada um deve tomar cuidado aonde coloca a toalha, porque o local pode estar contaminado. Sempre higienize os locais que for utilizar, já que se levar o vírus da superfície contaminada ao secar o suor, irá se contaminar também.

Uma dica importante: você deve evitar locais com muita aglomeração. Se alguém estiver tossindo ou espirrando não dever frequentar a academia. E também não é recomendado o uso de máscara cirúrgica nesses locais. Máscaras de proteção devem ser usadas por pessoas que estão doentes e profissionais de saúde.

Que tal alternar atividade na academia com exercícios ao ar livre?
Lembrem-se: os raios ultravioletas são excelentes desinfetantes. Mas a distância de um metro entre as pessoas ainda é uma recomendação importante a ser seguida.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais