Atividade física auxilia na imunidade, mas é preciso seguir recomendações
O Coronavírus está trazendo preocupação para o mundo inteiro. E uma das melhores coisas para quem está estressado é a prática da atividade física. Aliás, também é muito bom para aumentar a imunidade, fundamental nos tempos de circulação de novo vírus. Entretanto, uma pergunta fica na cabeça: será que devo treinar? Posso ir à academia de ginástica ou isso aumenta o risco da transmissão do Coronavírus?
Recentes artigos científicos mostram que é importante manter a rotina de exercícios, principalmente para a preservação da imunidade. Três atitudes são indispensáveis manter as defesas do organismo: comer adequadamente, ter um sono de qualidade e fazer exercícios. É fundamental não descuidar da rotina de treinamento e garantir imunidade para se prevenir contra o Coronavírus e contra outras doenças.
Com relação à utilização da academia de ginástica, é importante lembrar que, como o Coronavírus é transmitido através de gotículas expelidas por meio da tosse ou espirro, pela pessoa infectada, essas gotículas podem ficar depositadas em diferentes superfícies. Quando a pessoa coloca as mãos nesses locais e depois toca o rosto, pode acabar se contaminando. Mas isso pode acontecer tanto academia, quanto em outro local.
A princípio as academias podem ser locais importantes para a transmissão do vírus se não houver higiene adequada, principalmente dos aparelhos. É importante ressaltar que o vírus não é transmitido pelo suor, mas pode ficar depositado nos equipamentos de musculação e nos pesos livres – os halteres. Aí sim, é um grande problema. A rotina de limpeza deve ser intensificada com álcool 70 ou com lenços desinfetantes antes do início dos exercícios. E cada um deve tomar cuidado aonde coloca a toalha, porque o local pode estar contaminado. Sempre higienize os locais que for utilizar, já que se levar o vírus da superfície contaminada ao secar o suor, irá se contaminar também.
Uma dica importante: você deve evitar locais com muita aglomeração. Se alguém estiver tossindo ou espirrando não dever frequentar a academia. E também não é recomendado o uso de máscara cirúrgica nesses locais. Máscaras de proteção devem ser usadas por pessoas que estão doentes e profissionais de saúde.
Que tal alternar atividade na academia com exercícios ao ar livre?
Lembrem-se: os raios ultravioletas são excelentes desinfetantes. Mas a distância de um metro entre as pessoas ainda é uma recomendação importante a ser seguida.