Home Entenda o Coronavírus Como é que a gente pega o Coronavírus? Como é transmitido?

Como é que a gente pega o Coronavírus? Como é transmitido?

por Redação

O novo Coronavírus passa de pessoa para pessoa através de gotículas, pequenas porções de líquidos, expelidas através da tosse ou do espirro. São capazes de atingir um raio de cerca de 1 a 2 metros, ou seja, mesas, teclados de computador, maçanetas e outros lugares. Portanto, qualquer superfície pode ser contaminada, e o vírus pode ficar vivo por cerca de 12 a 14 horas.

Então, como me protejo desse vírus? A melhor proteção contra o SARSCoV2 e a COVID19, que é a doença que ele causa, é lavar as mãos com água e sabão, o mais frequentemente possível. Se precisar ir à rua, lave as mãos; depois de usar o computador, lave as mãos; quando chegar em casa, lava as mãos.

E como você deve lavar as mãos corretamente? Comece pelos punhos, passando pela parte de fora, seguindo para as palmas, entre os dedos, inclusive os polegares. E não se esqueça de limpar bem as unhas. Todo esse processo leva em torno de 20 segundos. Pode parecer muito tempo, mas não é! O que acontece é que a gente geralmente lava as mãos muito rapidamente. Uma dica: recite o alfabeto inteiro, de A a Z, durante a lavagem das mãos.

Se você estiver na rua e precisar limpar as mãos use álcool gel, porque ele é capaz de matar o vírus, embora não retire a sujeira. Costumo dizer que é o “sujo limpinho”. Quando chegar em casa faça a limpeza correta.

Se precisar espirrar você deve sempre usar o lenço de papel para tapar a boca e o nariz, e jogar o lenço fora depois. Se não estiver com os lenços descartáveis, use a manga da camisa e depois coloque para lavar. Assim, você evita a contaminação pelo novo Coronavírus, e qualquer outra doença respiratória.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais