Home Informações do Governo Saúde envia suprimentos e reforço médico para aldeias de Mato Grosso do Sul

Saúde envia suprimentos e reforço médico para aldeias de Mato Grosso do Sul

por Ministério da Saúde

Ação conjunta avança para auxiliar o enfrentamento da Covid-19 em áreas indígenas

Nesta quinta-feira (20/08), começa mais uma etapa da missão de combate à Covid-19 nas aldeias de Mato Grosso Sul com o envio de seis toneladas de suprimentos e três equipes de saúde para atendimento à população local. Realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), em parceria com o Ministério da Defesa, governos do estado e municípios, a missão reforça a assistência aos indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Mato Grosso do Sul. Nesta semana, serão atendidos indígenas das aldeias de abrangência do município de Sidrolândia e em seguida do município de Miranda.

Serão enviados testes rápidos para Covid-19, medicamentos para atendimento básico de saúde e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscaras, luvas e protetores faciais. Além disso, três equipes da SESAI, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, farão atendimento nas aldeias do DSEI Mato Grosso do Sul.

As equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) farão atendimentos e realizarão testes para Covid-19, tratando os sintomas da doença e referenciando eventuais casos positivos para acompanhamento e monitoramento. Em caso de necessidade, os pacientes poderão ser removidos aos hospitais municipais ou estadual de referência.

CONTINUIDADE

De 25 a 30/08, a equipe da SESAI se dirige ao Sul do estado para reforçar os atendimentos prestados aos indígenas aldeados dos municípios de Japorã, Tacuru, Caarapó e Iguatemi. No mesmo período, profissionais de saúde das Forças Armadas, do Ministério da Defesa, vão atender a população indígena do Polo Base de Miranda (MS) para reforçar a ação da SESAI no município.

Estas são a segunda e a terceira fase da Missão no Mato Grosso do Sul. A primeira etapa, realizada de 05 a 09 de agosto, atendeu indígenas do município de Aquidauana. Na ocasião, foram realizados 1.229 atendimentos por pediatras, ginecologistas e infectologistas. Outra equipe atenderá novamente as aldeias de Aquidauana no período de 29 a 30 de agosto.

O DSEI Mato Grosso do Sul leva serviços de atenção básica a aproximadamente 80 mil indígenas de oito etnias. Possui 703 profissionais de saúde, dos quais 48% são indígenas. No total, há 30 médicos atuando no Distrito, sendo 11 do programa Mais Médicos. A SESAI já autorizou a contratação de mais profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para o Distrito.

Ministério da Saúde, com informações do Nucom SESAI
(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais